sábado, 11 de setembro de 2010

Eleições estaduais e os rios

Os rios são, para o nosso susto, um dos cinco temas mais debatidos nesta eleição. Nos últimos dias vi tanto do rio, canal, valão, esgoto e estação de tratamento no programa eleitoral que no resto do ano todo.
Três candidatos falam sobre eles, são os três primeiro colocados, o atual Governador, o Gabeira, do Partido Verde, e o Prof. Eduardo Serra, do Partido Comunista.

Para Cabral e seus arautos, com destaque um cidadão indefinido, travestido de ambientalista e que foi responsável pela pasta ambiental, dizem que a empresa responsável vem promovendo saneamento e despoluição, até apareceu um biologo de plantão para dizer que o governo atual trabalhou muito bem. O curioso que as palavras meigas deste ilustre acadêmico, ditas em sua cena no programa eleitoral, contrastam com os palavrões que ele usa em seu site na internet para se referir a poluição hidrográfica da cidade.

Gabeira vem desde o primeiro dia mostrando valões em locais onde as pessoas pagam tarifas de esgoto, mostrou Jardim Catarina, em São Gonçalo, mostrou Rio Sarapuí, em Nova Iguaçu e mostrou o Canal das Taxas, em Jacarepaguá. Deu pra sentir o cheiro em casa.
Seu blog segue o mesmo sentido cheio de fotos de valões. Até o caderno policial também falou de saneamento, com Cabral, Victer, Jerominho e Natalino inaugurando uma estação de tratamento de esgoto (ETE) da CEDAE na Zona Oeste.
Prometeu estender o saneamento básico para todo o Estado até 2020.
Gostei do prazo parece compromisso de quem sabe do que fala.

O Professor Eduardo Serra, curiosamente a frente do Professor Peregrino nas pesquisas eleitorais, caracteriza-se por falar bem articuladamente, emitir informações concisas e coerentes, diferente de outros candidatos de extrema-esquerda. O candidato enfatizou que falta de saneamento é coisa de quarto mundo, que a falta de saneamento, no caso coleta adequada do esgoto, aumenta o sofrimento das pessoas que moram em regiões já muito maltratadas pelo governo.
Em entrevista a CBN falou de um caso de um companheiro (ops! ele é comunista ou petista? não seria "camarada"?) que mora em Nova Iguaçu. Ao lado de sua residência passa um valão citou o candidato.
Como característico dos (verdadeiros) comunistas, o candidato vê as coisas com integralidade, defende a preservação radical do meio ambiente e diz que o melhor meio de transporte urbano é o aquaviário. Ao falar isso, na mesma entrevista, os âncoras pensaram nas barcas para Niterói!

A idéia mais cretina que vi veio dos - tinha que ser! - governistas. Defenderam um piscinão na Praça da Bandeira para evitar enchentes. Como lembrado por jornalistas isso custaria uma fábula de dinheiro.

Prezados senhores, a solução para as enchentes na Grande Tijuca está no aumento do número de bacias de contenção, renaturalização das calhas e dos talvegues dos rios da região e abertura dos trechos cobertos dos rios Trapicheiros, Joana, Comprido e Maracanã e do próprio Canal do Mangue.
Isso não só eliminaria 90% das enchentes como anularia a ilha de calor da região e propiciaria o uso desses veios hidrológicos como meio de transporte aquaviário ligando área tão extensa que vai do Grajaú a Rodoviária e a entrada do Rebouças.
Isso também devolveria o habitat natural das garças e tornaria nossa cidade muuuuuuito mais bela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário