Caramba o Rio de Janeiro e o Brasil todo está sequíssimo. A humidade relativa do ar está baixíssima. Há um rio na minha rua que poderia moderar isso, pelo menos aqui no Grajaú, mas o rio foi lacrado há uns 50 anos e virou esgoto.
Os efeitos da baixa umidade são sentidos na pele, já que os poluentes ficam concentrados no ar. As consequências são que o nariz, a garganta e os olhos ficam irritados....
Em quatro desses sete dias, o índice caiu abaixo dos 20% e foi decretado o estado de alerta...
De acordo com a Defesa Civil, os possíveis sintomas provocados pela baixa umidade incluem dores de cabeça e irritação nos olhos, nariz, garganta ou na pele. Além disso, aumentam os riscos de transmissão de doenças respiratórias e de desidratação. A população pode sofrer ainda com rouquidão.....
Nos últimos dias, foram registrados incêndios na capital e no interior do estado. “Observei vários pontos de fogo, principalmente no topo dos morros. Apaguei um na minha propriedade”, conta a médica Margareth de Andrade, 58, de Barra de Piraí. No Morro da Providência, na capital, incêndio que iniciou por volta das 10h, em mato junto a muro de contenção, e destruiu ontem de manhã quatro barracos, sem feridos, foi facilitado pelo ar seco.
E agora como os rios fazem falta:
Os valores positivos do índice efetivo de umidade (Iu) indicam a existência de disponibilidade de água no solo, enquanto que, os valores negativos representam deficiência hídrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário