sábado, 21 de agosto de 2010

Vistoria da comissão em rios da Zona Norte constata total abandono.

"O telejornal RJ TV de 16/06 destacou a atuação do vereador Paulo Messina (PV) na CPI dos Rios. A comissão investiga denúncia do TCM de que cerca de 52% dos contratos firmados com a RIO ÁGUAS para limpeza, dragagem e manutenção de rios teriam sido suspensos. No Rio dos Frangos, no Engenho de Dentro, um dos dois rios vistoriados nesta terça, lixo e esgoto prejudicam a saúde de quem vive na região. Já na Penha, a presença de gás metano no Rio Castelo é um risco para os moradores.

- Entre os vinte rios que vistoriamos nas últimas quatro semanas, 100% deles, 100% dessa amostragem, continua sem qualquer tipo de manutenção - disse o vereador Paulo Messina, presidente da CPI, em entrevista ao RJ TV.

O Rio Castelo Branco deságua no Rio Irajá, que segue neste sentido direto para a Baía de Guanabara. Especialistas que participaram da fiscalização afirmam que a poluição deve ser combatida desde as nascentes dos rios, com o reflorestamento das encostas, a ampliação da rede de esgoto e a manutenção, que deve ser constante.

Relatório

Um relatório do Tribunal de Contas denunciou que a prefeitura suspendeu mais da metade dos contratos (52%) com as empresas que cuidavam dos 237 rios, canais e córregos da cidade. Em setembro do ano passado, o TCE recomendava o reinício dos serviços por causa da proximidade das chuvas de verão e o risco de enchentes.

As ruas alagadas nos últimos temporais mostraram que a recomendação deveria ter sido cumprida. Segundo a CPI, contratos de conservação de rios importantes no escoamento das águas das chuvas, como por exemplo, do Carioca, no Cosme Velho, do Canal do Mangue, perto do Sambódromo, e dos rios Trapicheiros e Joana, no Maracanã, ficaram suspensos por mais de um ano.

Mutirões de limpeza

No Méier, subúrbio, o Rio dos Frangos está poluído e assoreado. Desde a nascente, é um rio morto. Com medo das chuvas, os moradores fazem mutirões de limpeza.

- Nada está sendo feito. Está todo esse material acumulado. Nas próximas chuvas não vai drenar mais nada, está tudo entupido. O rio vai transbordar junto com o esgoto e com o lixo. Vai ser o caos sanitário em toda essa região. Obviamente a poluição vai desembocar novamente no rio e adentrar a Baía de Guanabara - disse o engenheiro civil sanitarista Adacto Ottoni.

A Rio-Águas informou que ainda não tomou conhecimento do relatório da CPI. Mas garantiu que todos os contratos para conservação e dragagem de rios estão em vigor. Ainda de acordo com a Rio-Águas, técnicos farão uma vistoria nos rios até o fim desta semana."


Fonte: http://www.pvrj.org.br/verdepress.kmf?cod=10216314&indice=0 

Nenhum comentário:

Postar um comentário