terça-feira, 10 de agosto de 2010

Programa de Reabilitação Ambiental da Baixada de Jacarepaguá

O Programa tem como objetivo contribuir para a melhoria do meio ambiente da bacia de Jacarepaguá, incluindo ações de controle de enchentes, reflorestamento e educação ambiental.


Para reduzir os problemas de inundações, a Secretaria Municipal de Obras, através da Fundação Rio-Águas, desenvolveu os projetos de macrodrenagem para aquela região, que formam o principal componente do programa, absorvendo 87% do total de recursos disponíveis.


As obras compreendem a canalização e dragagem de 40 rios da região, num total de 124 Km de extensão, com contrução de 7km de avenidas-canais e 40 pontes. O programa prevê ainda o reassentamento de 2.060 famílias que moram em áreas de risco, além do reflorestamento de 870 hectares de encostas, com o replantio de cerca de 2 milhões de mudas.


Para a realização das obras, a Prefeitura cumpriu todas as etapas com relação à captação de recursos externos junto ao Japan Bank International Cooperation (JBIC). O custo total do programa é de cerca de U$ 253 milhões, sendo que 60% serão custeados pelo banco japonês (U$ 152 milhões) e 40% com recursos da Prefeitura (U$101 milhões). Do total de U$ 253 milhões, serão destinados U$ 220 milhões às ações de macrodrenagem.


O Programa de Reabilitação Ambiental da Baixada de Jacarepaguá representa uma complementação às intervenções que vêm sendo realizadas pela Prefeitura naquela região desde 1994. Já foram aplicados cerca de R$ 130 milhões em ações de macrodrenagem, reflorestamento, esgotamento sanitário, dragagem de rios e lagoas e programas de educação ambiental.
Fonte: http://obras.rio.rj.gov.br/index.cfm?sqncl_publicacao=602

Um comentário: