terça-feira, 24 de agosto de 2010

De onde vêm os mosquitos?

Se o seu aquário não tem peixe, quem aparece?
O Aedes, correto? O mosquito da dengue.
Se seu esgoto não tem tampa, quem aparece?
O Culex, aquele que dizem ser inofensivo........
Só aporrinha.......: não deixa o trabalhador dormir, deixa crianças cheias de feridas, faz as pessoas investirem seus gordos salários em aerosóis cheirosos e saudáveis.
Isso se o Aedes não crecer no esgoto também.
Chega de zombaria. Você paga esgoto e recebe pernilongos, que representam muita doença e muito desconforto.
Se os rios da sua região não têm peixes e anfĩbios têm pernilongos se reproduzindo sem predadores naturais, quem diz que não está mentindo. Quem se omite ganha dinheiro com quem joga esgoto no rio e você sabe de qual dinheiro falo. Falo da "propaganda institucional". 

Folha Online - 06/11/2008 -


A Secretaria Estadual do Ambiente informou nesta quinta-feira que vai realizar, em parceria com a pasta da Saúde, uma campanha de combate ao lixo para alertar a população sobre como o acúmulo de dejetos à margem de rios contribui para aumentar o número de casos de dengue.


Estão previstos mutirões à margem dos rios que desembocam na Baía de Guanabara e a exibição de vídeos publicitários no horário nobre em emissoras de rádio e televisão, a partir do próximo dia 21.O primeiro mutirão, no dia 21, será realizado na ecobarreira do rio Meriti, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.


Mais de 200 pessoas serão mobilizadas na coleta de lixo flutuante e limpeza das margens do rio. Ao mesmo tempo, agentes de saúde irão às casas dos moradores da região para identificar possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, e informá-los sobre como agir para diminuir as possibilidades de contaminação.



Mutirão do Rio Meriti
Uma equipe de mobilização irá conscientizar a população sobre os problemas gerados pelo lixo.
A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, ressaltou que, além da dengue, a poluição das margens dos rios pode gerar outros prejuízos que costumam se agravar com o verão.


No período das chuvas, esse lixo obstruirá a rede de drenagem e pontes, o que vai causar uma elevação do nível das águas. Com isso, as enchentes se tornarão muito mais graves do que deveriam ser. "As conseqüências podem acabar se voltando contra as próprias pessoas que, muitas vezes, jogam o lixo nos rios", afirmou Marilene.
O mutirão do rio Meriti é um projeto piloto que, caso dê certo, será implementado em outros rios que desembocam na Baía de Guanabara.
Fonte: ("BOL - FolhaOnline - Cotidiano")

Nenhum comentário:

Postar um comentário